Pesquisar na Web

PENSANDO E CRIANDO NOVAS FORMAS

AGRADECEMOS A SUA PARTICIPAÇÃO

Muito obrigado

Saudações

Fernando R. Santiago
colunista do Blog Novas Formas Editorial

sábado, 10 de dezembro de 2011

CAPITALISMO & CAPITALISTAS

Parece óbvio, e é:

Os capitalistas defendem com unhas e dentes o capitalismo, assim como o conjunto do sistema capitalista se arma de todas as formas para defender seus pares.

Mas creio que isto merece uma reflexão.

Vamos pensar algumas NOVAS FORMAS de enxergar esta obviedade.

Quando dizemos que o sistema se arma de todas as formas estamos dizendo entre mil situações as seguintes:

- se organizam para ocupar os principais e decisivos cargos em Entidades importantes da sociedade civil, de onde possam influenciar a opinião pública com suas idéias, propostas e argumentos;

- cooptam o maior numero possível de representantes dos meios de comunicação, sejam dirigentes e/ou jornalistas influentes para defender suas causas;

- procuram eleger, seja por influência ou financiamento, o maior número possível de candidatos em todas as esferas da administração pública;

- procuram eleger, da mesma forma, o maior número de legisladores em todas as instâncias do legislativo;

- procuram influenciar como podem, as várias instâncias do judiciário, para obterem decisões favoráveis aos seus pleitos;

- procuram pressionar e influenciar seus colaboradores, funcionários e dependentes com todos os recursos que lhes estejam disponíveis para obter adesões para suas idéias e projetos;

Agora vamos analisar outros ângulos:

Os inimigos - o outro lado

Com todo este poderoso arsenal disponível, procuram desacreditar, minar credibilidade, às vezes até mesmo destruir quem lhes atrapalhe o caminho.
Como exemplo podemos mencionar os acontecimentos da recente e histórica ascenção de trabalhadores ao poder.
Um olhar um pouco mais atento e crítico para o noticiário seja de televisão, rádio, jornais ou internet, vai detectar diáriamente fagulhas e estocadas visivelmente destinadas para destruir imagens.
Se governantes como Lula e Dilma, fazem aparecer, e punem, todos os dias casos de corrupção, pelo trabalho da Policia Federal e outros, dizem que estes governos são corruptos. Esquecem de dizer que a corrupção está presente em nosso pais há muito tempo, não é invenção nova. A diferença é que outros que vieram antes não estavam assim tão interessados em divulgar e punir casos de erros do seu conhecimento, pelo contrário, varreram a sujeira para debaixo dos seus ricos tapetes.

desviando atenção

Ninguém em sã consciência e com um mínimo de ética pode defender casos de desvio de dinheiro público.
Entretanto os donos do capital, principalmente os grandes, são os principais beneficiários e aproveitadores das benesses do dinheiro público. Ninguém questiona o enriquecimento dos capitalistas, parece tão natural que nada deles se estranha ou se questiona.

Rico é rico e ponto.

Qualquer meio de comunicação se apressa em denunciar e muitas vezes condenar até sem provas, qualquer desvio de conduta, por menor que seja.

Mas quantos e quais têm a coragem e a ousadia de denunciar os milionários desvios de dinheiro público, como por exemplo no caso das privatizações. Empresas do povo com potencial riquíssimo, vendidas por preço de banana, para devolver favores de financiamento de campanhas eleitorais.

Quantos e quais têm a dignidade de denunciar empresas beneficiárias de licitações e concorrências fraudulentas que trazem para os donos das empresas verdadeiras fortunas.

Estas são apenas algumas considerações que fazemos, embora o tema seja muito amplo e abrangente.

Nossa intenção é colaborar para uma reflexão mais ampla dos fatos e acontecimentos, que nos propicie uma análise mais crítica sobre o que vemos, assistimos e vivemos. Não pretendemos fazer investigações policiais. Não pretendemos ser donos da verdade, mesmo porque só Deus O é. Mas só queremos contribuir para um pensamento crítico das pessoas.

Fernando Santiago
Colunista de Novas Formas Editorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário