Pesquisar na Web

PENSANDO E CRIANDO NOVAS FORMAS

AGRADECEMOS A SUA PARTICIPAÇÃO

Muito obrigado

Saudações

Fernando R. Santiago
colunista do Blog Novas Formas Editorial

sábado, 2 de outubro de 2010

NO BANQUETE, ESTARIA FALTANDO A COMIDA?!

Artigo escrito em 13 / 01 / 2000 para o site www.mur.com.br, revisado e atualizado em 02/10/2010 para este BLOG.

OS COMUNICADORES E AS MASSAS

Temos visto e ouvido diariamente nos meios de comunicação e também em praça pública, pastores, padres e outros lideres, conseguindo arrebanhar milhares, algumas vezes chegando a um milhão ou até mais de pessoas. A cifra se multiplica numa progressão geométrica se considerarmos as audiências dos canais de televisão. Esses comunicadores conseguem atrair multidões. Realmente é um fenômeno admirável!

A ferramenta própria da comunicação de massa é sem dúvida a emoção. Para que a convocação seja atendida, tem de haver uma pré-aliança tática, induzida ou consciente, uma identificação que muitas vezes é quase invisível, quase imperceptível, mas muito sentida pelos convocados.

Há que existir uma convergência de interesses entre o que é proposto, transmitido ou prometido pelo comunicador com o desejo ou a necessidade do público alvo.

Esses acontecimentos me provocam uma imperiosa necessidade de compartir uma reflexão.

Trata-se na verdade de um sentimento. Tenho a impressão de que ficamos a meio do caminho. Todas as vezes em que tive a oportunidade de assistir a algum desses eventos, senti que faltava alguma coisa: que se anunciasse com mais profundidade ou com mais abrangência, as propostas da Boa Notícia de Jesus Cristo.

Na minha percepção as oportunidades criadas (principalmente as religiosas) não têm sido bem aproveitadas.

O BANQUETE

É como se num espaço chique ricamente decorado, com gente bonita, perfumada e bem vestida, com música ambiente, com iluminação envolvente e com uma natureza exuberante em volta, no banquete faltasse a comida e a bebida.

Reconheço, louvar e glorificar é preciso! Sem dúvida alguma. É importante renovar a fé e a esperança.

Quando na vida pessoal se está angustiado, quando se está sem saídas, é preciso conforto espiritual, é preciso uma força, reerguer o ânimo, é preciso melhorar a auto-estima.

O PRÓXIMO PASSO

E a defesa da VIDA plena? Viver não é preciso?!

Lembro-me de quando criança e era levado à missa pelas mãos de minha mãe. Ricos e pobres juntos, às vezes sentados no mesmo banco da Igreja, gente que não se conhecia e que ao término da missa, saía cada um para o seu lado. Uns como nós, a pé, outros no seu bonito automóvel. Em nenhuma ocasião me lembro de alguma daquelas pessoas abastadas se dirigindo a nós ou se preocupando com o que tínhamos para comer naquele dia em nossa modestíssima casa.

SERIA PRECISO RESIGNAR?

Será que em plena era da evolução tecnológica, neste início do terceiro milênio, teremos de voltar atrás? Quando nos era sugerida (muitas vezes) a resignação diante dos sofrimentos, para se alcançar a felicidade merecida na outra vida?

Quando assisto àqueles monumentais ajuntamentos de pessoas, tenho um desejo sincero de que se trate de uma estratégia dos promotores, de uma ação inteligente deles, quero acreditar nisto! E que num segundo e urgente momento, venha a continuidade desta ação. Aí sim, aprofundando as questões mais importantes que envolvem a nossa vida, a vida de todos.

AS RAZÕES DO SOFRIMENTO

Que se diga com clareza ao povo as razões reais do seu sofrimento, dentre elas, a preferência desumana, praticada durante séculos em favor dos poderosos e abastados desta Terra.

Temos de lembrar que esta predileção é completamente inversa àquela que nos foi transmitida pelo FILHO DO CRIADOR: a preferência pelos pobres e desprezados.

A VONTADE DO PAI

Que se diga com voz amplificada, que não é a vontade do PAI que as suas criaturas sofram, ELE que por essência é Misericórdia, Bondade e Amor.

Que se diga com segurança e firmeza: ELE não deseja que as pessoas morram doentes, com fome, nus, sedentas, sem moradia, sem trabalho, sem respeito à sua dignidade e à sua cidadania.

Que chegue logo o dia da VIDA ABUNDANTE para todos! Com as BENÇÃOS DE DEUS e pela nossa AÇÃO CONSCIENTE E CONJUNTA!

Acredito sinceramente que é nosso dever e salvação dar Glória e Louvor ao nosso DEUS!

Mas penso que é também nosso dever e salvação, amar ao nosso próximo como a nós mesmos. Daí podemos concluir:

Quanto mais amarmos a nós próprios, mais devemos amar o outro!

Quanto mais possuirmos, mais ainda devemos lutar para que o outro possua também!

NOSSO BRASIL

No Brasil de hoje, 2010, vemos que muita coisa mudou, muita coisa melhorou. Milhões de pessoas melhoraram a qualidade de suas vidas.

Pela primeira vez temos um operário na Presidência da República. Sem dúvida o projeto que está em curso está incompleto e precisa continuar. A verdade é que não seria possível que em 8 anos se conseguisse mudar tudo o que se fez de errado em 500 anos.

No meu entender o projeto que continua no mesmo rumo e no mesmo caminho de melhoria, é o projeto representado pela candidata DILMA para a Presidencia da República.

Fernando

colunista de Novas Formas Editorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário